ENTRETENIMENTO COM RESPONSABILIDADE

ÓRGÃOS PÚBLICOS, ACADEMIA, EMPRESAS E STARTUPS TÊM ASSENTO GARANTIDO EM DIÁLOGOS CIRCULARES ESG – TURISMO & ENTRETENIMENTO

 

Com inscrições gratuitas, o evento é uma realização da Passarim Comunicação & Sustentabilidade e acontece na PUC-Rio, na quarta-feira, 29 de outubro

 

Às vésperas da COP30 Brasil Amazônia, o Rio de Janeiro recebe a primeira edição, gratuita, de Diálogos Circulares ESG – Turismo & Entretenimento. Segundo dados do IBGE, os dois setores da economia movimentaram cerca de 70 bilhões de janeiro a junho de 2025, mas ainda precisam se conscientizar e assumir a responsabilidade pelos impactos social e ambiental que são deixados para trás. O evento é uma realização da Passarim Comunicação & Sustentabilidade, em parceria com a PUC-Rio, que abrirá o auditório do RDC na quarta-feira, dia 29 de outubro, para debater o desenvolvimento destas duas atividades de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Diálogos Circulares ESG – Turismo & Entretenimento conta com apoio de diversas empresas, startups e órgão públicos. Confira, abaixo ou no site https://passarimcomunicacao.com/#dialogoscirculares, o serviço e a programação completa do evento.

Ao todo, o evento contará com seis painéis, cada um com três convidados e um mediador, com ênfase em inclusão, acessibilidade, gestão sustentável, tecnologia verde e economia circular. À mesa e na plateia, estarão representantes governamentais, acadêmicos, gestores, produtores culturais e agentes do trade turístico. Entre os facilitadores desses diálogos circulares estão Denise Tarin, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro e criadora do Projeto Morte Zero-MPRJ; Daniela Maia, Secretária Municipal de Turismo do Rio de Janeiro; Ricardo Chantilly, criador do DiversiGames; Flavia Thiemann, sócia-fundadora da Fubá Educação Ambiental; Roberto Gevaerd, Diretor de Gestão e Inovação da Embratur; Antenor Oliveira, Gerente de Cultura e Arte da Firjan; e Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente; além de Lucas Padilha, Secretário Municipal de Cultura, na abertura; e da atriz, diretora e escritora Beth Goulart, a quem caberá encerrar o evento com uma fala acolhedora e amorosa para os habitantes e o planeta.

 

Drive com materiais para a imprensa:
https://drive.google.com/drive/folders/1lCdtejDO37TsJzpO1wtPF7tgKh98ssl5

Rio de Janeiro, a Capital Brasileira da Economia Criativa

 

A escolha do Rio de Janeiro e dos segmentos da economia para a realização de Diálogos Circulares ESG foi natural. Principal cartão postal do Brasil e importante polo de festivais, espetáculos, competições esportivas e congressos de todos os portes, a cidade agrega ainda mais valor a eventos como Réveillon, Carnaval, Rock In Rio, Bienal do Livro e megashows, como os de Madonna e Lady Gaga. O título de Capital Brasileira da Economia Criativa conta com o respaldo de números impressionantes de arrecadação e movimentação econômica. Segundo dados do estudo “Rio o Ano Inteiro”, desenvolvido pela Riotur em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade arrecadou mais de R$ 1,2 bilhão em ISS de serviços ligados a turismo e eventos. A projeção da Prefeitura para o próximo quadriênio (2025-2028) é de 40% de crescimento, chegando à marca de R$ 1,7 bilhão.

 

Realização e curadoria

Diante de números tão grandiosos, faz-se necessário – e urgente – repensar e adequar iniciativas de turismo e da indústria do entretenimento aos territórios e aos princípios de ESG. A ideia de Diálogos Circulares ESG – Turismo & Entretenimento é discutir como incluir sustentabilidade social e ambiental na idealização e realização de eventos, unindo duas marcas fortes do Rio de Janeiro. Como muitas outras iniciativas sustentáveis, o evento tem idealização e realização de mulheres. Com décadas de atuação na cultura e na indústria do entretenimento do país, as jornalistas Silvana Cardoso do E. Santo (Diretora da Passarim Comunicação & Sustentabilidade) e Betina Dowsley assinam a curadoria. Com larga experiência na Economia Criativa, a dupla acredita que é preciso sair da inércia e buscar soluções efetivas, das mais simples, como o fim da utilização de copos e canudos de plástico de uso único; às mais complexas, que envolvem a montagem de estruturas sustentáveis e atenção ao deslocamento de pessoas. As duas contaram com o suporte das professoras da PUC-Rio Luiza Martins e Ruth Espíndola de Mello, coordenadoras, respectivamente, de Empreendedorismo e ESG do Parque de Inovação Tecnológica da universidade.

 

- Queremos estimular a adoção de ações que respeitem a natureza, a cultura e a população locais, incentivando a conexão entre tecnologia e inovação nas indústrias do turismo e do entretenimento – afirma Betina, consultora do aplicativo BoRa Rio de Janeiro, da Fubá Educação Ambiental.

 

Responsabilidade e comprometimento

 

Diálogos Circulares ESG – Turismo & Entretenimento assumiu como compromisso ser referência em produção sustentável, servindo de orientação para o setor de turismo e entretenimento. O evento segue a orientação do projeto do Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, que garante a conformidade com os princípios da ABNT NBR ISO 20121, abordando os aspectos ambientais, sociais e econômicos de forma integrada e estratégica. A ISO 20121 é uma norma internacional voluntária para gestão sustentável de eventos, criada pela International Organization for Standardization.

 

A norma ajuda as organizações a assumirem o compromisso com os princípios de ESG ao longo de todo o ciclo de gestão de eventos, mas não é suficiente para garantir que seus princípios sejam adotados por todos os produtores. Por isso, é fundamental contar com uma lei para regular os setores.

 

- Vamos aproveitar a presença de tantos agentes das indústrias do entretenimento e do turismo para buscar apoio para apresentação de um projeto de lei para regulamentar, nas atividades do setor e na Educação, o respeito às pessoas, aos territórios e ao meio ambiente – adianta Silvana, que obteve certificações da FGV, da ENAP e se tornou líder climática pelo The Climate Reality Project, criado pelo ex-vice presidente dos EUA e ambientalista Al Gore.

 

Além da PUC-Rio, a primeira edição do evento foi abraçada pelas secretarias municipais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Clima; além do MPRJ, Embratur, VisitRio e Conselho Municipal do PCD.

Redes: 

@passarim.comunicacao
@cemppucrio

@silvanaespiritosanto

@betinadow

Serviço:

 

DIÁLOGOS CIRCULARES ESG – TURISMO & ENTRETENIMENTO | GRATUITO

Realização: Passarim Comunicação & Sustentabilidade

Curadoria: Silvana Cardoso do E. Santo e Betina Dowsley

Data: 29 de outubro de 2025, quarta-feira

Horário: das 9h às 18h | seis painéis | uma hora cada

Programa: Abaixo e no site https://passarimcomunicacao.com/#dialogoscirculares

Local: auditório do RDC, na PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas. Sujeito a lotação.

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSconOjRdR4iI-NCGeBnmKx8WoMd6UI8ASdW4qJSHRZjg0ftRA/viewform

PROGRAMAÇÃO DIÁLOGOS CIRCULARES ESG - TURISMO & ENTRETENIMENTO

8h30 CREDENCIAMENTO E BOAS-VINDAS

9h30 ABERTURA: Lucas Padilha (Secretário Municipal de Cultura do Rio)

10h 1. DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA QUEM FAZ E QUEM PARTICIPA

Um olhar para o território, seus moradores e público diverso, com inclusão social, acessibilidade, mobilidade e segurança.

·       Ticyana Arnaud – Fundadora da TA Consultoria e Mentora de Carreira Executiva

·       Denise Tarin – Procuradora de Justiça MPRJ. Criadora do Projeto Morte Zero-MPRJ.

·       Lu Rufino – Conselheira Estadual de Política Cultural RJ. Membro do Conselho Municipal do PCD.

·       Mediação: Luiza Martins – Coordenadora de Empreendedorismo PUC-Rio

11h 2. O IMPACTO DOS EVENTOS NA ATIVIDADE TURÍSTICA E NO MEIO AMBIENTE

Cuidados com a capacidade de absorção e risco para não comprometer a população e o meio ambiente.

·       Daniela Maia – Secretária Municipal de Turismo do Rio de Janeiro

·       Cristina Maseda – Diretora Geral Casa da Cultura de Paraty

·       Ana Vieira - Sócia fundadora, diretora operacional e sustentabilidade da Boomerang

·       Mediação: Ruth E. S. de Mello – ESG do Parque de Inovação Tecnológica da PUC-Rio

12h 3. O TURISMO COMO ALIADO NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Como o setor pode ampliar a consciência ecológica a partir de boas práticas e experiências positivas

·       Luisa Sarmento - Professora FGV e parceira do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Nossos Riachos.

·       Beatriz de Castro – Congresso & Eventos e ESG Visit Rio

·       Luciana De Lamare – Cofundadora e Presidente do Instituto Aupaba

·       Mediação: Cláudia Silva Jacobs – Assessora do iCS e Relações Institucionais da Virada Sustentável

14h 4. GRANDE OU PEQUENO: OS DESAFIOS PARA SER UM EVENTO RESPONSÁVEL E INCLUSIVO

Abordagens e escolhas de projetos com práticas sustentáveis e propósito.

·       Ricardo Chantilly – Criador do DiversiGames

·       Antenor Oliveira – Gerente Cultura e Arte da Firjan

·       Luisa Barros – Criadora do New Flow Festival

·       Mediação: Natasha Gaia – Portal Ciclo Vivo

15h 5. ECONOMIA CIRCULAR NA ROTINA DO TURISMO E DOS EVENTOS

Iniciativas de quem age localmente, mas pensa globalmente.

·       Tainá de Paula - Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro

·       Jean Michel Santos - Coordenador do Sustenta Carnaval

·       Luciane Coutinho - Fundadora do Instituto e Festival Liv Mundi

·       Mediação: Agostinho Vieira – Jornalista e Fundador do Colabora

16h 6. INFRAESTRUTURA SUSTENTÁVEL: PRÁTICAS E INOVAÇÕES DA TECNOLOGIA VERDE

Comprometimento de fornecedores e soluções responsáveis para atrair novas plateias.

·       Gabriel Bastos - Cofundador e CTO da Flori Tech

·       Flavia Thiemann - Pesquisadora e Cofundadora da Fubá Educação Ambiental

·       Roberto Gevaerd – Diretor de Gestão e Inovação da Embratur

·       Mediação: Sônia Araripe – Fundadora e editora da revista e do portal Plurale

17h ENCERRAMENTO: Beth Goulart (atriz, diretora e escritora)